Como obter sua escritura:
1. Escolha o cartório onde fará o registro e informe à TERRACAP, pelo telefone 3342 1624, ao Sr. Galvão. Insista algumas vezes até ter certeza de que o seu contrato foi enviado ao cartório.
2. Vá à Secretaria de Fazenda, na 513 Norte, levando o carnê do IPTU quitado e peça o documento 12 - certidão de quitação de débitos de tributos imobiliários.
3. Com o documento da SF, pague o ITBI e obtenha o documento 14 – a quitação do ITBI, também na SF. O ITBI pode ser parcelado em até 6 vezes, mas você só poderá continuar os procedimentos depois de pagar a última parcela. Atenção, pague o valor de 2% relativo apenas ao preço do terreno, sem incluir a casa.
4. No cartório do 2o Ofício de Registro de imóveis, no Venâncio 2000, tire o documento 13, a certidão de ônus reais - que tem validade de trinta dias, leva uma semana para ficar pronta e custava R$15,90 em 2008.
5. Ligue para o cartório para saber se o seu contrato já está com eles. Se não estiver, ligue para a TERRACAP e peça que providenciem o envio. Insista quantas vezes for necessário.
6. Quando seu contrato chegar ao cartório, você pode, finalmente, juntar os documentos dos itens 12, 13 e 14 com os listados em 20 (cópias autenticadas da identidade, CPF e certidão de casamento) e ir ao cartório para assinar a escritura.
7. Depois de assinada por você sua escritura voltará à TERRACAP para ser assinada pelos diretores e você precisará ligar todas as semanas (3342 1621, Sr. Ferreira) para saber se voltou ao cartório. Depois que os diretores da TERRACAP assinarem e a TERRACAP devolver a escritura ao cartório você poderá ir recebê-la, mas ainda deverá registrá-la, o que custava R$658 em 2008.
8. Como se vê, é um processo longo, trabalhoso e caro, mas essa escritura é um documento de propriedade com valor jurídico e vale a pena tê-la.